Macri e Merkel brindam por um futuro de cooperação entre seus países

Buenos Aires, 8 jun (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, brindaram nesta quinta-feira pela manutenção da cooperação entre os seus países em um jantar organizado no Centro Cultural CCK de Buenos Aires, durante a primeira viagem oficial da governante europeia ao país.

"Espero que a minha visita possa estender e acrescentar um novo capítulo às relações entre nossos dois países, que já são relações de grande tradição, 160 anos; e que a partir daqui a próxima visita de um chanceler não volte a demorar 15 anos", disse Merkel durante seu discurso.

Após esta declaração, a política alemã disse que "se pode deduzir" que no próximo ano "um chanceler ou uma chanceler" irá ao país para participar da Cúpula do G20, mas especificou que deve "ser prudente" perante as próximas eleições, nas quais ela será candidata.

Merkel disse também que o governo de Macri caminha pela vereda "da abertura à prosperidade econômica e da justiça social", e aproveitou para ressaltar que Alemanha e Argentina podem empreender lado a lado, já que compartilham os mesmos valores.

"Os valores que sustentam sua política e a nossa são os mesmos", afirmou a política, que acrescentou que "onde quer que a Alemanha possa ajudar, faremos com muito gosto".

Por sua parte, o presidente argentino salientou a luta de ambos países para continuar lidando com a mudança climática e se referiu a como lhes afetam as "alterações" que estão tendo os acordos, como o de Paris.

Macri também reforçou a intenção de melhorar as relações entre os seus países e criar confiança entre eles. "Que a única coisa em que estejamos em desacordo seja o futebol, que é algo saudável", finalizou.

A visita de Merkel à Argentina, país ao qual passará a presidência do G20 em 2018, é a primeira parada de uma viagem latino-americana que também a levará ao México.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos