Macri recebe Merkel na Casa Rosada para reunião sobre G20

Buenos Aires, 8 jun (EFE). - O presidente da Argentina, Mauricio Macri, recebeu nesta quinta-feira na Casa Rosada, sede do governo em Buenos Aires, à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, para uma reunião na qual abordarão, principalmente, a situação do G20 e a negociação de um acordo entre a União Europeia e o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Merkel, que chegou pela manhã à cidade para cumprir uma agenda repleta de atividades, estava na sede presidencial às 11h56 (mesmo horário em Brasília), e depois das saudações protocolares, ela e o governante argentino iniciaram o encontro.

Além de estreitar as relações políticas, comerciais e culturais, a reunião servirá para debater a transferência em 2018, da Alemanha à Argentina, da presidência temporária do G20, composto pelos 20 países mais desenvolvidos e industrializados.

Merkel já tinha anunciado em abril a intenção de se reunir com todos os representantes do G20, durante a cúpula do grupo que acontecerá na cidade de Hamburgo, na Alemnha, no mês que vem.

Outro tema da agenda de Macri e Merkel, que viaja com uma delegação de empresários, será o incentivo às negociação do acordo de livre-comércio e de associação estratégica entre a União Europeia e o Mercosul. Conforme fontes do governo alemão, fechar neste ano o acordo é "ambicioso", mas "possível" porque existe "vontade política", caso a "complicada" questão dos produtos agrícolas seja resolvida.

Além do forte dispositivo de segurança que acompanha Merkel na viagem, o governo argentino aumentou o policiamento e restringiu a circulação de veículos em várias áreas de Buenos Aires, gerando desvios em boa parte do centro da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos