Presidente chinês chega ao Cazaquistão para cúpula da OCS e Expo Astana 2017

Astana, 8 jun (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, foi recebido nesta quinta-feira pelo mandatário do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, em Astana, capital do país.

Xi participará da XVII cúpula de líderes da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), que vai referendar a entrada da Índia e Paquistão neste organismo de integração regional em assuntos militares e de segurança.

Durante a sua terceira visita ao país como presidente, Xi Jinping também participará da inauguração da Expo Astana 2017, voltada para energias renováveis.

O líder chinês esteve reunido hoje com o presidente do Cazaquistão para abordar as relações estratégicas entre os países.

"Falamos sobre cooperação energética. Do petróleo cazaque, 25% são produzidos por empresas chinesas. Agora estas estão oferecendo uma extensão dos contratos", disse Nazarbayev.

Ambos governantes elogiaram também as relações existentes entre as duas nações.

"Os contatos quentes e estreitos em todos os níveis demonstram plenamente a natureza estratégica das relações entre China e Cazaquistão", disse Xi.

"As relações entre China e Cazaquistão são exemplos, não temos problemas insolúveis", acrescentou Nazarbayev.

A OCS, criada em 2001, é um organismo dedicado principalmente à cooperação em matéria de segurança que até agora reunia a China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos