Distúrbios com soldados israelenses deixam um morto e 6 feridos em Gaza

Cidade de Gaza, 9 jun (EFE).- Um palestino morreu e outros seis ficaram feridos nesta sexta-feira na Faixa de Gaza por fogo israelense durante distúrbios ao leste da cidade de Jabalia, no norte do território e perto da zona fronteiriça com Israel.

A informação foi divulgada pelo porta-voz do Ministério da Saúde do Hamas, Ashraf al Qedra, que identificou a vítima mortal como Ayed Jomaa, de 35 anos, atingido por um disparo na cabeça, e indicou que outras seis pessoas receberam tiros nas pernas nos enfrentamentos no local.

Uma porta-voz militar do exército de Israel, por sua vez, disse à Agência Efe que durante a tarde "houve vários distúrbios violentos ao longo da fronteira entre Gaza e Israel. Centenas de palestinos tentaram danificar o muro de segurança, queimaram pneus e atiraram pedras. Os soldados que atuam na região interviram para proteger a barreira".

A porta-voz indicou que o exército israelense "está a par das informações sobre a morte de um dos baderneiros".

Todas as sextas-feiras, centenas de jovens se dirigem à fronteira e jogam pedras contra as patrulhas ali posicionadas, enquanto o Hamas pede que cada sexta-feira seja "um dia de ira" contra o bloqueio israelense do território.

Na última terça-feira outro palestino morreu pelos ferimentos que sofreu em um incidente similar também em uma área limítrofe ao leste da Faixa de Gaza.

Israel mantém um bloqueio sobre Gaza pelo qual controla a entrada e saída tanto de bens como de pessoas, depois que o Hamas tomou o controle da faixa palestina há dez anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos