Topo

Felipe VI e Putin têm breve encontro informal no Cazaquistão

09/06/2017 14h04

Astana, 9 jun (EFE).- Felipe VI da Espanha e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mantiveram nesta sexta-feira um breve encontro informal, o primeiro entre ambos desde a proclamação do rei espanhol em junho de 2014, durante a cerimônia de inauguração da exposição internacional de Astana, capital do Cazaquistão.

Felipe e Putin se encontraram no ato de abertura da Expo de Astana juntamente com outros 15 chefes de Estado e de governo, a maioria asiáticos, com o presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, como anfitrião.

Após chegar ao local da Expo 2017, Felipe VI cumprimentou Putin e ambos conversaram durante alguns minutos, com a ajuda de uma tradutora, após posarem para a "foto de família" e enquanto caminhavam para o auditório.

É a primeira ocasião na qual o rei espanhol se encontra com Putin desde que assumiu o cargo de chefe de Estado em substituição a Juan Carlos I, há três anos.

A Expo de Astana, que vai até o dia 10 de setembro, reunirá 115 países e 22 organizações internacionais sob o lema "A energia do futuro".

Após se reunir amanhã com Nazarbayev no palácio presidencial, Felipe VI inaugurará o pavilhão da Espanha na exposição, cujo título é "Energia para o planeta".