Homens armados invadem acampamento de sapadores noruegueses na Colômbia

Bogotá, 9 jun (EFE).- Homens armados, aparentemente dissidentes das Farc, invadiram um acampamento da organização humanitária Ajuda Popular da Noruega (APN) em Mesetas, departamento de Meta (centro), onde intimidaram sapadores e queimaram um veículo, informaram nesta sexta-feiora fontes oficiais.

A Alta Secretaria para o Pós-conflito e a Direção para a Ação Integral contra Minas Antipessoais disseram em um comunicado que a situação ocorreu ontem no município de Mesetas.

A APN participa das tarefas de desminagem humanitária, conforme foi acordado há dois anos o Governo colombiano e as Farc nas negociações de paz de Havana.

Segundo os organismos, três homens armados e encapuzados invadiram o acampamento da APN, "intimidaram os membros das duas equipes de desminagem que operam nessa zona do país e atearam fogo em um dos veículos que estão à disposição da organização".

O Alto Conselheiro para o Pós-conflito, Rafael Pardo, rejeitou a situação e disse em um comunicado que "nenhum homem armado deve intimidar as ações de desminagem humanitária que são cumpridas em 203 municípios de 13 departamentos do país ".

Pardo sublinhou que a desminagem é uma ação humanitária que é feita para o benefício das comunidades.

Segundo a denúncia apresentada hoje pela APN à Promotoria da Colômbia, os agressores estavam armados com fuzis AK-47 e aparentemente são dissidentes das Farc do comando de "Calarcá".

Os encapuzados invadiram na quinta-feira o acampamento por volta das 18h local (20h, em Brasília) e "apontaram suas armas para algumas das 26 pessoas que fazem parte da equipe de desminagem".

Devido às intimidações, a APN transferiu duas equipes de desminagem à base principal da organização em Vista Hermosa, também em Meta.

Dissidentes das Farc sequestraram em 3 de maio, no departamento do Guaviare, limítrofe com Meta, Harley López, de nacionalidade colombiana, que trabalha para o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Delito (UNODC) e desde então não se sabe nada sobre seu paradeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos