Líder do UKIP renuncia após derrocada eleitoral do partido

Londres, 9 jun (EFE).- O líder do partido eurófobo e anti-imigração UKIP, Paul Nuttall, renunciou hoje após o resultado ruim obtido pela legenda nas eleições de quinta-feira, nas quais não ganhou nenhuma cadeira e viu sua porcentagem de votos cair para 1,8%.

Em pronunciamento à imprensa, Nuttall disse que a legenda populista de direita, principal defensora durante anos do "brexit" - a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) -, foi "vítima do seu próprio sucesso".

Ele disse que o partido entrará agora em um processo de eleições internas para escolher seu próximo líder, com a meta de "redefinir" seus objetivos políticos.

"Deve começar uma nova era com um novo dirigente", afirmou Nuttall, que ficou em terceiro lugar entre os candidatos que concorreram às eleições na sua circunscrição de Boston e Skegness (leste da Inglaterra).

O político insistiu em que o UKIP, fundado em 1993 com a missão de tirar o país da UE, é "mais relevante do que nunca" e nos próximos meses deve ser "o cão de guarda do 'brexit'", devido ao temor de que o futuro Governo britânico opte por uma saída suave em vez de uma ruptura total.

O ex-líder do partido Nigel Farage avisou hoje que não lhe restará "outra opção" a não ser voltar "à frente de batalha política" se o "brexit" se vir ameaçado.

Farage também assegurou que Nuttall "não fez nada de errado" que levasse à derrota do partido, opinando que não teve tempo de consolidar sua liderança, à qual chegou após um período de lutas internas.

O Partido de Independência do Reino Unido (UKIP) foi um dos mais castigados nas eleições antecipadas realizadas ontem no Reino Unido, ao ficar sem representação parlamentar e perder porcentagem de voto em relação aos 12,6% - cerca de 3,8 milhões de sufrágios - obtidos em 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos