May descarta renunciar após perder maioria absoluta do Parlamento, diz "BBC"

Londres, 9 jun (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, a conservadora Theresa May, não tem intenção de renunciar, segundo divulgou nesta sexta-feira a emissora pública "BBC", apesar de ter perdido nas urnas a maioria absoluta que mantinha na Câmara dos Comuns.

O Partido Conservador conseguiu 315 deputados nas eleições gerais, longe dos 326 necessários para ter maioria parlamentar, quando restam somente quatro das 650 circunscrições para divulgar seus resultados oficiais.

Theresa May recebeu pressões para considerar sua renúncia dentro do próprio partido, enquanto que o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, pediu que ela deixe o governo.

No dia 18 de abril, a primeira-ministra convocou eleições antecipadas, quando as pesquisas previam uma fácil vitória para os conservadores, mas que durante a campanha eleitoral perderam parte desta vantagem.

Durante um discurso após a confirmação da renovação de sua cadeira pela circunscrição de Maidenhead, no sul da Inglaterra, May já sugeria a possibilidade de tentar governar, apesar de não contar com maioria absoluta.

"Este país necessita um período de estabilidade. Se o Partido Conservador conquistou a maior quantidade de cadeiras e votos, terá que assegurar essa estabilidade", afirmou.

No entanto, a deputada conservadora, Anna Soubry, pediu que May considerasse a possibilidade de deixar o governo.

"É uma questão para ela. É ruim. Eu acredito que ela está em uma posição muito difícil e necessita considerar sua posição. Esta é uma noite terrível", disse a deputada, secretária de Estado de Pequenas Empresas e Indústria sob o Governo do premier David Cameron, antecessor de Theresa May no número 10 de Downing Street.

Com a falta de uma maioria absoluta nos Comuns, o Partido Democrático Unionista do Ulster (DUP), que tem dez cadeiras das 18 da Irlanda do Norte, se mostrou aberto em negociar seu apoio aos conservadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos