Partido norte-irlandês negociará com May formação de um governo "estável"

Dublin, 9 jun (EFE).- A líder do Partido Democrático Unionista (DUP) e ex-ministra principal da Irlanda do Norte, Arlene Foster, se comprometeu nesta sexta-feira a negociar com o Partido Conservador, da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May para estudar a formação de um novo governo britânico que dê "estabilidade a todo o país".

Pró-Reino Unido, o DUP conquistou ontem o melhor resultado de sua história nas eleições gerais, ao obter dez das 18 cadeiras em disputa na Irlanda do Norte. Já os "tories" perderam a maioria absoluta na Câmara dos Comuns e precisam de apoios para continuar no poder.

"A primeira-ministra falou comigo de manhã, e iniciaremos conversas com os conservadores para avaliar qual é o melhor caminho para conseguir estabilidade para o nosso país neste momento de grandes desafios", declarou Foster.

Pouco antes, May já tinha confirmado sua intenção de formar um governo com o apoio parlamentar dos unionistas, para liderar nos próximos dias as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

"O resultado destas eleições representa um triunfo para o Reino Unido. Não só aqui na Irlanda do Norte, como em todo o país. Aqueles que querem romper essa aliança que amamos e da qual nos beneficiamos tanto receberam uma mensagem clara e alta", ressaltou a líder do DUP.

Foster se referiu assim aos separatistas escoceses e ao partido nacionalista norte-irlandês Sinn Féin, que também aumentou em duas cadeiras, para um total de sete, sua presença em Westminster, embora o antigo braço politico do agora inativo IRA não compareça ao Parlamento, em Londres, por se negar a jurar lealdade à coroa britânica.

O Sinn Féin se opõe ao "brexit", que já foi rejeitado pela maioria do eleitorado norte-irlandês no referendo de 23 de junho, e quer que, daqui a cinco anos, Londres realize uma consulta popular sobre a unificação da ilha da Irlanda.

"Nos preocupam tanto com os interesses de todo o Reino Unido como com os da nossa pequena região", disse Foster.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos