Presidente do Cazaquistão inaugura última cúpula da OSC formada por 6 países

Astana, 9 jun (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, inaugurou nesta sexta-feira, em Astana, a última cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCS) integrada por seis líderes, já que a Índia e o Paquistão se somarão este ano ao organismo criado em 2001 para cooperar no âmbito da segurança.

"A admissão dos novos membros dará um novo impulso ao desenvolvimento da organização. O plenário de hoje é o último em um formato de seis. Hoje acordamos em conceder o status de membros de pleno direito da OCS para a República da Índia e a República Islâmica do Paquistão", disse Nazarbayev, ao inaugurar a reunião.

O presidente cazaque também destacou que na cúpula será aprovada "a declaração sobre a luta contra o terrorismo internacional e a convenção sobre a luta contra o extremismo".

"A atividade da OCS leva em conta as últimas tendências da geopolítica e da economia mundial", afirmou Nazarbayev.

Um dos temas que serão debatidos hoje no pleno será o futuro investimento do Irã na organização, defendido pela Rússia, apesar das reservas neste sentido dos outros membros.

"Os iranianos participam ativamente na atividade da OCS como um país observador há mais de dez anos. Acreditamos que o assunto já maduro o suficientemente para resolvê-lo. Mas há nuances nas posições de vários países" sobre o tema, disse Yuri Ushakov, conselheiro do presidente russo, Vladimir Putin.

Para além dos governantes cazaque e russo, o plenário reúne aos líderes da China, Xi Jinping; Tajiquistão, Emomali Rahmon; Quirguistão, Almazbek Atambaiev, e o Uzbequistão, Shavkat Mirziyayev.

Ao longo do dia se juntarão ao pleno o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o chanceler paquistanês, Nawaz Sharif, para além dos líderes de três países observadores da OCS: os presidentes Aleksandr Lukashenko (Bielorrússia), Tsajiaguiin Elbegdorzh (Mongólia) e Ashraf Ghani (Afeganistão).

A cúpula começou na noite de ontem, com uma recepção informal e um concerto com a presença dos líderes dos seis países membros da OCS.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos