Sturgeon exige que May abandone seus planos de negociar um "Brexit" duro

Londres, 9 jun (EFE).- A ministra principal do governo da Escócia, a nacionalista Nicola Sturgeon, assegurou nesta sexta-feira que a primeira-ministra do Reino Unido, a conservadora Theresa May, deve abandonar seus planos de negociar um "Brexit" duro com a União Europeia (UE).

Sturgeon disse que May perdeu a credibilidade para dirigir o país e pediu apoio aos outros partidos para que a Escócia permaneça no mercado único após o divórcio entre Reino Unido e União Europeia.

A líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP, sigla em inglês) também fez uma autocrítica e lamentou a queda de sua legenda, que perdeu 21 das 56 cadeiras que obteve em 2015, e se comprometeu a buscar soluções para assegurar que os conservadores não se mantenham no poder.

Sturgeon reconheceu que sua petição para realizar um novo referendo sobre a independência da Escócia teve influência na perda de popularidade de seu partido e que uma parte do eleitorado o rechaçou, como ficou demonstrado pelo avanço dos conservadores neste território britânico, onde os 'tories' passaram de uma para 13 cadeiras.

A líder nacionalista declarou que "é importante fazer uma pausa" para efetuar uma análise dos resultados e ouvir "o eleitorado ", mas insistiu que a "questão constitucional" sobre a independência da Escócia não vai desaparecer do panorama político.

Para a ministra principal da Escócia, todas as partes deverão enfrentar a questão da independência escocesa mais cedo ou mais tarde.

"Sem dúvida, o referendo de independência foi um fator no resultado das eleições, mas acredito que houve também outros fatores", disse a líder nacionalista, que lembrou que, apesar de ter perdido algumas cadeiras, seu partido ainda foi o ganhador das eleições na região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos