Terapeutas de quatro patas ajudam a tranquilizar viajantes ansiosos

Iván Mejía.

Los Angeles (EUA), 9 jun (EFE).- Cachorros, pôneis e até porcos ajudam a tranquilizar os viajantes ansiosos ou com medo de avião nos cerca de 50 aeroportos dos Estados Unidos, como o de Los Angeles, onde este serviço está a cargo do "melhor amigo do homem".

"O objetivo de ter os animais de tratamento aqui no aeroporto é desestressar os passageiros", disse à Agência Efe Jessica Ramírez, assistente de escritório da Pets Unstressing Passengers (PUP), a empresa que presta este serviço com 65 cachorros de diversas raças.

Muito perto do escritório George McGeeney e sua filha Mia brincavam com Nigel, um cachorro pastor inglês, com quem a passageira Piedad Fernández falava como se fosse um filho.

Já Ashley Gambrell, passageira da companhia aérea Delta Airlines, gostou de Serjio, um bulldog francês que acariciou e depois fotografou junto a Nigel com a câmera do seu telefone celular.

Ramírez destacou que "está comprovado" que os viajantes mais estressados "relaxam quando veem os cachorros e já não ficam tão incomodados. As crianças se divertem e os adultos têm um tempo para descansar".

O aeroporto de San José, também na Califórnia, foi o primeiro a levar aos terminais os animais de estimação que são usados em tratamentos em hospitais e asilos.

A iniciativa começou após os atentados de 11 de setembro de 2001, quando as pessoas tinham medo de que seu avião pudesse ser sequestrado por terroristas.

Hoje existem programas de tratamento com mascotes em 50 terminais aéreos nos EUA, segundo Ramírez.

No Aeroporto Internacional de Los Angeles, o segundo com maior fluxo de passageiros do país, os cachorros terapêuticos estão sendo mais usados do que nunca, uma vez que o estresse aumentou por conta de algumas obras de remodelação que estão obrigando os funcionários a trabalhar horas extras e fazendo com que muito passageiros não encontrem os balcões de check-in das suas companhias aéreas.

Sobre a utilidade do serviço com cachorros, Heidi Huebner, diretora da PUP, destacou que "muitas vezes viajar pode produzir ansiedade" e, além disso, há pessoas que viajam por "razões tristes", como a morte de algum parente, ou "simplesmente podem ter medo de avião".

"Há uma conexão natural entre as pessoas e os animais. Assim que simplesmente faz sentido trazê-los aos aeroportos", opinou Heidi.

No californiano Aeroporto Internacional de San Francisco, o grupo de mascotes de tratamento se chama The Wag Brigade e é operado por voluntários coordenados pela Sociedade para a Prevenção de Crueldade contra os Animais (SPCA).

"Queremos que a experiência nos nossos aeroportos seja proveitosa, por isso quisemos incluir os animais de tratamento para que a viagem seja menos estressante", disse à Efe Doug Yakel, porta-voz do aeroporto, sobre este programa iniciado em 2013.

Yakel ressaltou que "a brigada" é formada por 30 cachorros, além da pequena Lilou, uma filhote de porco que causa nos passageiros uma reação "surpreendente".

Jennifer Henley, veterinária a cargo do programa de Animais de Assistência Terapêutica da SPCA, declarou à Efe que diversos estudos "mostram que os animais de tratamento ajudam a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão".

No Aeroporto Internacional de Cincinnati/Norte do Kentucky (CVG), a fazenda Seven Oaks de Ohio costuma enviar 32 pôneis em grupos de até seis animais para interagir com os viajantes.

"Quando os passageiros acariciam os cavalos a frequência cardíaca e pressão arterial diminuem, o cérebro produz mais serotonina e o estado de ânimo fica melhor", descreveu Lisa Moad, presidente da Seven Oaks Farm Miniature Therapy Horses.

"Quando entramos com os cavalos o estado de ânimo das pessoas é feliz, amistoso e os sorrisos aparecem", relatou Lisa.

O programa de pôneis funciona como uma organização não lucrativa e por mês realiza até 40 visitas a lares de idosos, escolas, desfiles e ao terminal aéreo CVG.

"Temos o melhor trabalho do mundo: provocar sorrisos faz com que os nossos dias também sejam melhores", concluiu Lisa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos