Ataque do EI deixa ao menos 14 mortos contra povoado no norte do Iraque

Bagdá, 10 jun (EFE).- Pelo menos 14 civis morreram neste sábado e outros oito ficaram feridos em um ataque do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Salahuddin, no norte do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

A fonte detalhou que os jihadistas atacaram durante a madrugada o povoado de Al Masihi, próximo da localidade de Al Sharqat, situada 110 quilômetros ao norte da capital provincial de Salahuddin, Tikrit, e conseguiram assumir o controle da mesma durante algumas horas.

Em seguida, as forças iraquianas, com apoio de aviões da força aérea, lançaram um contra-ataque e recuperaram o domínio de Al Masihi, após expulsar os jihadistas.

Nos enfrentamentos também morreram 11 terroristas, acrescentou a fonte.

Por outro lado, o general Mozher al Azlaui, chefe de Segurança da província de Diyala, a nordeste de Bagdá e de população majoritariamente xiita, disse que as forças governamentais conseguiram impedir um ataque do EI contra um posto de controle no norte da província.

Os três jihadistas que realizaram o ataque foram abatidos, segundo Azlaui.

O EI está perdendo os territórios que controlava no norte do Iraque, após vários meses de ofensiva contra o principal reduto do grupo neste país, a cidade de Mossul.

As forças iraquianas conseguiram expulsar os jihadistas da maior parte dos bairros da cidade, que foi conquistada pelo EI em junho de 2014 e se converteu em sua "capital" no Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos