Forças iraquianas recuperam bairro em Mossul e matam 71 jihadistas do EI

Mossul (Iraque), 10 jun (EFE).- As forças da Polícia Federal do Iraque recuperaram neste sábado o bairro de Al Zanjili, na zona oeste da cidade de Mossul, e mataram 71 combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informou o comandante desta corporação.

O general Raid Shaker Jaudat detalhou que entre os jihadistas mortos há 49 franco-atiradores e 22 terroristas suicidas, e que, além das baixas humanas, foram destruídos 40 veículos do grupo terrorista no distrito.

Após assumirem o controle de Al Zanjili, as forças policiais iniciaram "uma ampla operação" para eliminar os artefatos explosivos de suas ruas e desativaram as bombas plantadas em 16 casas, acrescentou Jaudat.

Por outro lado, o comandante das Operações Conjuntas, Abdelamir Rashid Jarallah, afirmou neste sábado em um comunicado que tropas do exército iraquiano recuperaram as localidades da Al Zarnuk, Qura al Ulia, Al Mahafif, Dam Sinjar, Tel Jema e Bagla, situadas a oeste da cidade de Mossul.

O exército e o polícia do Iraque lutam contra o EI na metade oeste de Mossul desde fevereiro deste ano, depois que conseguiram recuperar no início do ano o controle da parte leste da cidade, que é dividida em duas pelo rio Tigre.

Desde outubro de 2016, os jihadistas foram expulsos de outras localidades e de áreas que o EI tinha conquistado na província de Ninawa, da qual Mossul é capital, no norte do Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos