May nomeia novo chefe de gabinete após renúncia de dois de seus assessores

Londres, 10 jun (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, nomeou neste sábado Gavin Barwell, antigo secretário de Estado de Habitação, como novo chefe de gabinete de Downing Street, seu escritório oficial, após a renúncia dos dois assessores que ocupavam o cargo.

Barwell, de 45 anos, perdeu sua cadeira parlamentar pela circunscrição de Croydon Central (Londres) nas eleições gerais da última quinta-feira, nas quais o Partido Conservador não conseguiu manter a maioria absoluta.

As pressões internas levaram neste sábado os até então chefes de gabinete de May, Nick Timothy e Fiona Hill, a apresentarem sua renúncia.

Ambos tinham recebido críticas nas últimas horas pela elaboração do programa eleitoral e da campanha de May, bem como por sua forma de administrar a equipe de Downing Street.

Segundo a imprensa britânica, vários parlamentares tinham ameaçado a primeira-ministra com a abertura do processo para realizar eleições primárias se ela não forçasse a saída de Timothy e Hill, dois dos seus assessores mais próximos.

Barwell foi um dos membros do Partido Conservador que saiu hoje em defesa da primeira-ministra, ao assegurar nesta manhã à emissora "BBC" que "há no partido uma vontade de se manter ao seu lado e apoiá-la".

"Estou muito contente por Gavin Barwell ter aceitado ser o meu chefe de gabinete. Foi um secretário de Estado de primeira categoria e é amplamente respeitado", afirmou May em um comunicado.

"Como disse ontem, quero refletir sobre as eleições e por que não conseguimos o resultado que eu esperava. Gavin terá um importante papel nisso", ressaltou a primeira-ministra.

May continua formando um novo gabinete, ainda que já tenha confirmado no cargo seus principais ministros, ao mesmo tempo em que negocia o apoio do Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda do Norte, por não ter conseguido maioria absoluta no Parlamento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos