Milícias curdas expulsam EI de mais um bairro nos arredores de Al Raqqa

Cairo, 10 jun (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, informaram neste sábado que conquistaram o bairro de Al Sabahia, a oeste de Al Raqqa, no norte da Síria, após expulsarem os combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Em um de seus perfis no aplicativo Telegram, as FSD garantiram que assumiram o controle do distrito, enquanto o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou que a aliança só domina metade do mesmo.

As FSD acrescentaram que estão fazendo uma varredura na área em busca de artefatos explosivos plantados pelos jihaditas.

Por outro lado, ambas as fontes assinalaram que as FSD entraram em Al Rumaniya, outro distrito próximo de Al Sabahia, onde os enfrentamentos entre os dois grupos continuam.

As FSD mataram a 21 terroristas do EI nos combates em Al Rumaniya, segundo a informação difundida no Telegram.

O OSDH indicou, por sua vez, que a aviação da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos bombardeou hoje vários bairros dessa localidade, o que provocou mortes e deixou alguns de seus habitantes feridos, mas ainda não foi especificado o número de vítimas.

Ontem, as FSD tomaram parte do distrito de Al Jazra, também situado na periferia a oeste da cidade, e quase todo o bairro de Al Meshlab, no leste, segundo o OSDH.

As FSD contam com apoio de aviões da coalizão internacional e de efetivos especiais dos EUA no terreno. A aliança de milícias iniciou no último dia 6 o ataque a Al Raqqa, após ter cercado a cidade nas semanas anteriores.

Al Raqqa é considerada a "capital" do califado autoproclamado pelo EI nos territórios que conquistou na Síria e no Iraque em junho de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos