Após bloqueio, Irã exporta 100 toneladas de alimentos por dia ao Catar

Teerã, 11 jun (EFE).- O Irã está enviando cerca de 100 toneladas de alimentos, principalmente frutas e verduras, ao Catar de avião por dia para atenuar o bloqueio terrestre, naval e aéreo imposto pelos países vizinhos.

Os aviões carregados com comida são do modelo Boeing 747 e estão decolando de Teerã e da cidade meridional de Shiraz, segundo um porta-voz da companhia aérea Iran Air citado pela agência "Fars".

O diretor da câmara de comércio da província de Fars, cuja capital é Shiraz, Ali Hemmati, indicou que já enviaram uma carga de 100 toneladas de frutas e verduras ao Catar.

Por sua vez, responsáveis da província setentrional de Alborz assinalaram neste domingo à agência oficial "IRNA" que sua região também enviou de avião aproximadamente 100 toneladas ao país.

O Irã está enviando, além disso, alimentos ao Catar em pequenos barcos desde os portos meridionais de Bandar Abbas, Bushehr e Bandar Lengeh.

Este aumento das exportações ocorre em meio ao bloqueio imposto ao Catar por Arábia Saudita, Bahrein e Emirados Árabes Unidos, que junto a outros Estados romperam na última segunda-feira as relações diplomáticas com o país, acusando-o de financiar grupos terroristas.

O bloqueio aéreo favoreceu, além disso, um aumento de 17% no número de voos que utilizam o espaço aéreo iraniano, segundo o presidente da Organização de Aviação Civil do Irã, Ali Abedzadeh.

O governo do Catar fez neste domingo um esforço para diminuir a tensão ao aceitar negociar as exigências de vários países árabes, que são deixar de apoiar grupos terroristas e expulsar uma lista de pessoas consideradas "hostis" por esses Estados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos