EUA celebram aliança e "valores democráticos compartilhados" com Filipinas

Washington, 11 jun (EFE).- Os Estados Unidos celebraram neste domingo sua "aliança duradoura" e os "valores democráticos compartilhados" com as Filipinas na véspera do 119º aniversário da independência do país asiático.

"Neste dia especial, honramos a duradoura aliança entre EUA e Filipinas, construída sobre os nossos valores democráticos compartilhados, crescente comércio e fortes laços de um povo com o outro", indicou o Departamento de Estado em um comunicado.

"Os EUA apoiam com orgulho as Filipinas como um aliado duradouro, especialmente quando o país enfrenta desafios associados ao terrorismo e ao extremismo, inclusive os recentes ataques em Marawi e outros locais", acrescenta a nota.

"Admiramos a resiliência e fortaleza do povo filipino em batalhar contra a adversidade e construir um futuro mais próspero e seguro", conclui.

Desde que chegou ao poder, Donald Trump se aproximou do presidente egípcio, Abdelfatah al Sisi; do turco, Recep Tayyip Erdogan; e do governante filipino, Rodrigo Duterte; todos eles criticados por organizações de direitos humanos e tratados com certa frieza pelo governo anterior dos EUA.

Em maio, Trump convidou Duterte à Casa Branca e destacou que o presidente filipino "está lutando muito duramente para libertar seu país das drogas", omitindo qualquer menção aos mais de sete mil assassinatos ocorridos desde junho nas Filipinas durante essa "guerra antidrogas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos