Isenção de vistos entre Ucrânia e União Europeia entra em vigor

Kiev, 11 jun (EFE).- O regime de isenção de vistos entre a Ucrânia e a União Europeia (UE) entrou em vigor neste domingo com o acesso de centenas de cidadãos ucranianos com passaportes biométricos a território comunitário.

"O regime sem vistos para a Ucrânia já funciona! Viva a Europa, viva a Ucrânia!", escreveu Petro Poroshenko, presidente ucraniano, em seu perfil no Facebook.

Segundo os serviço de fronteiras da Ucrânia, cerca de 600 ucranianos cruzaram a divisa em direção a Polônia, Romênia, Eslováquia e Hungria, depois da meia-noite local de sábado, um número que inclui os torcedores de futebol que viajaram à Finlândia para apoiar sua seleção.

Apesar de se tratar de um domingo, funcionários consulares foram designados em vários pontos da fronteira para prestar assistência a seus cidadãos e resolver qualquer problema.

Poroshenko se deslocará hoje à fronteira com a Eslováquia para encenar a introdução do regime de isenção de vistos junto com o presidente desse país, Andrej Kiska.

"Este será o 'até logo' definitivo ao império russo e só ouviremos a frase 'Back in the USSR' quando escutarmos aos Beatles. Nunca mais voltaremos à União Soviética, pois somos uma nação orgulhosa e livre. Retornamos à família dos povos europeus", assegurou ontem o presidente.

Mais de 4 milhões de ucranianos já receberam seu passaporte biométrico, o que lhes permitirá viajar para todos os países da UE - com a exceção de Reino Unido e Irlanda - e também para Suécia, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Os cidadãos ucranianos poderão permanecer em território comunitário, seja para negócios ou turismo, com um passaporte biométrico durante 90 dias dentro de um período de seis meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos