May nomeia Damian Green como "número dois" de seu governo

Londres, 11 jun (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, a conservadora Theresa May, nomeou neste domingo como primeiro secretário de Estado e ministro do Gabinete Damian Green, que exercerá a função de "número dois" do Executivo.

Para realizar a renovação de sua equipe, May designou o até agora ministro de Trabalho e Pensões para exercer um cargo que estava vago e ao qual nem todos os chefes de governo do Reino Unido recorrem.

May já tinha confirmado na última sexta-feira seus cinco principais ministros: Philip Hammond (Economia), Boris Johnson (Relações Exteriores), Amber Rudd (Interior), Michael Fallon (Defesa) e David Davis ("Brexit").

O cargo de primeiro secretário de Estado, antes ocupado por William Hague (2010-2015) e George Osborne (2015-2016), entre outros, exige na prática algumas funções similares às de vice-primeiro-ministro.

Green, de 61 anos, é visto pelos analistas políticos como um dos membros mais pró-Europa do gabinete de Mai.

Liam Fox continuará como ministro de Comércio Internacional e negociará os novos acordos comerciais do Reino Unido com outros países perante a saída da União Europeia (UE).

David Gauke, até agora chefe do Tesouro, abaixo do ministro da Economia, foi designado para a pasta de Trabalho e Pensões, deixada por Green.

Greg Clark se mantém como ministro de Empresa, Energia e Estratégia Industrial, enquanto Elizabeth Truss, até agora na Justiça, vai para o Ministério do Tesouro.

Mai, que continua esta tarde convidando à sua residência de Downing Street seus ministros para comunicá-los sobre suas futuras funções, prevê realizar amanhã a primeira reunião de seu novo gabinete após as eleições gerais, nas quais perdeu a maioria absoluta no parlamento.

Além disso, a primeira-ministra continuará esta semana negociando com o Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda do Norte um acordo para receber o apoio de seus deputados em votações cruciais na Câmara dos Comuns.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos