Partido de Macron vence primeiro turno das legislativas, segundo projeções

Paris, 11 jun (EFE).- O partido do presidente da França, Emmanuel Macron, A República Em Marcha (LREM), foi o mais votado no primeiro turno das eleições legislativas, aproximadamente 32% dos votos, segundo as primeiras projeções divulgadas pelos meios de comunicação franceses.

Esse resultado o aproximaria muito da maioria absoluta que o presidente social-liberal precisa para desenvolver sua agenda de reformas.

De acordo com essas estimativas, o partido conservador Os Republicanos conseguiria entre 20% e 21% dos votos, o ultradireitista Frente Nacional entre 13% e 14% e o esquerdista França Insubmissa ficaria próximo dos 11%, enquanto se consuma o desastre anunciado para o Partido Socialista (9%).

As estimativas, que normalmente costumam ser um reflexo bastante próximo aos resultados finais, são melhores do que o previsto pelas pesquisas para o partido de Macron e apontam para uma queda inesperada da Frente Nacional.

Também antecipam uma participação historicamente baixa de 49%, o que marcaria um recorde de abstenção nas eleições legislativas na França.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos