Apuração indica vitória dos nacionalistas nas eleições legislativas do Kosovo

Belgrado, 12 jun (EFE).- Uma coalizão nacionalista liderada por antigos guerrilheiros ganhou as eleições parlamentares realizadas no domingo no Kosovo, com 91% dos votos apurados, informou nesta segunda-feira a Comissão Eleitoral Central (KQZ).

Trata-se da aliança formada pelo Partido Democrático do Kosovo (PDK), AAK e Nisma, que ficou em primeiro lugar com 34,6% dos votos, liderada por Ramush Haradinaj, um antigo comandante da guerrilha independentista a quem Belgrado acusa de crimes de guerra.

Em segundo lugar, com 26,75%, ficou o ultra-nacionalista Vetevendosje (Autodeterminação), seguido de perto por uma coalizão de partidos moderados e pró-europeus liderada pela conservadora Liga Democrática do Kosovo (LDK), que obteve 25,81%.

Cerca de um milhão e oitocentos mil eleitores estavam recenseados para a eleição dos 120 deputados do Parlamento Nacional, sendo que 20 lugares estão reservados às minorias, dos quais 10 são destinados aos cidadãos kosovares de origem sérvia.

Com 5,54% dos votos, a Iniciativa Cívica, a única que contou com o apoio de Belgrado entre as cinco formações candidatas dos sérvios-kosovares, foi a mais votada.

Esta é a terceira vez que o Kosovo, antiga província sérvia de maioria albanesa, realiza eleições legislativas desde 2008.

A Sérvia não reconhece a independência do Kosovo e todos os esforços de mediação da União Europeia para normalizar as relações entre Belgrado e Pristina não têm conhecido progressos

A soberania de Kosovo foi reconhecida por mais de 110 países, entre eles os Estados Unidos e a maioria dos membros da União Europeia (UE), mas não pela Rússia, China, Brasil e Espanha.

A vitória da coalizão nacionalista e a provável nomeação de Haradinaj como chefe de Governo poderiam complicar ainda mais as relações com a Sérvia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos