DUP mantém "contatos positivos" com May para formar governo no Reino Unido

Dublin, 12 jun (EFE).- A líder do Partido Democrático Unionista (DUP, sigla em inglês) da Irlanda do Norte, Arlene Foster, informou nesta segunda-feira que está mantendo "contatos positivos" com o Partido Conservador, da primeira-ministra britânica Theresa May, para chegar a um acordo para a formação de um governo no Reino Unido.

Foster disse que viajará hoje a Londres para se reunir com o seu novo grupo parlamentar em Westminster, o parlamento britânico, onde, "graças a um grande resultado", segundo ela, passou de oito para dez cadeiras após as eleições gerais britânicas da última quinta-feira.

Por outro lado, o Partido Conservador de May perdeu a maioria que ostentava na Câmara dos Comuns e precisa agora do apoio dos unionistas norte-irlandeses para seguir à frente do governo que negociará a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

"Tivemos contatos com o Partido Conservador. As conversas continuam", declarou Foster, cujo partido também começou hoje a negociar a formação de um Executivo autônomo na Irlanda do Norte de poder compartilhado entre protestantes e católicos.

Nesse sentido, a dirigente unionista rejeitou que um acordo com os "tories" (conservadores) possa prejudicar o andamento do processo de paz na região, ou impeça o avanço das negociações, depois que o Sinn Féin, a segunda força política da Irlanda do Norte, e o governo da República da Irlanda advertiram que Londres deve manter sua neutralidade.

Foster reiterou que o objetivo dos seus contatos com os conservadores é conseguir um acordo que resulte na formação de um governo nacional "forte e estável", e assegurou que sua agenda política consiste em defender os interesses da Irlanda do Norte e do Reino Unido em seu conjunto.

"Como eu já disse antes, a defesa da União é nossa missão. Acreditamos na União", insistiu a ex-ministra principal da Irlanda do Norte, que se reunirá amanhã na capital britânica com May para continuar negociando.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos