Topo

Aumenta para 51 número de mortos devido às chuvas em Bangladesh

13/06/2017 06h50

Daca, 13 jun (EFE).- Pelo menos 51 pessoas morreram no sudeste de Bangladesh por causa de deslizamentos de terras que estão acontecimento após três dias de intensas chuvas em todo o país, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

"O número de mortos sobe agora para 51, 29 deles morreram no distrito de Rangamati; 16 em Chittagong, e seis em Bandarbad", disse à Agência Efe o diretor-geral do Departamento de Gestão de Desastres (DMD), Reaz Ahmed.

Ele acrescentou que além disso há 11 feridos nestes três distritos, ainda que, por enquanto, não têm um número de pessoas desaparecidas.

O subchefe de Polícia de Rangmati, Mohammad Shahidullah, confirmou à Efe que seis dos mortos foram militares que participavam de uma operação de resgate e foram envolvidos por um deslizamento, quando trabalhavam para restabelecer a conexão em uma estrada.

O responsável da Polícia explicou que as chuvas estão tornando muito difícil o trabalho de resgate nesta região escarpada, pelo que do número de mortos e desaparecidos pode aumentar.

"O tempo está muito ruim aqui e a região é montanhosa, assim que se tem tornado muito complicado para seguirmos adiante com as tarefas de resgate", disse Shahidullah.

"Ainda não temos informação de muitas áreas isoladas, tememos que o número de mortos aumente", afirmou o oficial.

A previsão do tempo é que as chuvas continuem por causa do efeito de uma onda das baixas pressões que está afetando todo o país.

Os distritos do sul de Bangladesh sofrem habitualmente os efeitos da monção e dos ciclones tropicais nesta época do ano, o que em muitas ocasiões se traduz em catástrofes que matam grande número de vidas, apesar das tentativas do Governo de regular a construção e local de moradias.