"Cowboy da Cocaína" deixará prisão no sábado, mas pode ser extraditado a Cuba

Miami (EUA), 13 jun (EFE).- O cubano Augusto "Willy" Falcón, um dos "Cowboys da Cocaína" que dominaram o tráfico de drogas em Miami nos anos 1990, será libertado no próximo sábado após 14 anos de prisão, mas poderá ser deportado para Cuba.

O Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos direcionou sua atenção para Falcón, que está prestes a cumprir sua condenação por narcotráfico para deixar a prisão de Kentucky, onde ficou preso no período, indicou a emissora local "NBC6".

De acordo com a emissora, assim que Falcón, de 61 anos, ficar livre, ele será levado pela ICE a um centro de detenção para imigrantes sem documentos, pois não tem visto norte-americano, e então apresentado em audiência com um juiz de imigração.

O irmão mais novo de Augusto, Gustavo Falcón, de 55 anos, foi preso em abril em Orlando, na Flórida, após ter permanecido durante mais de 26 anos foragido. O único dos "Cowboys da Cocaína" que não tinha sido detido até então, Gustavo se declarou inocente das acusações contra ele nesta semana.

Os irmãos Falcón e Salvador Magluta, também de origem cubana, comandaram uma das maiores redes de narcotráfico dos Estados Unidos, e chegaram a ter um patrimônio de US$ 2 bilhões.

Os três foram acusados em 1991 por um tribunal federal de contrabandear ao menos 75 toneladas de cocaína vindas da Colômbia, mas Gustavo já estava foragido na época.

Magluta e Augusto foram absolvidos em um primeiro julgamento, no qual compraram testemunhas e um jurado. Mas depois Augusto chegou a um acordo com a Promotoria e acabou condenado a 20 anos de prisão. Magluta, por sua vez, recebeu uma condenação de 205 anos de prisão, que foi posteriormente reduzida em dez anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos