Dennis Rodman: " Volto à Coreia do Norte para abrir a porta ao diálogo"

Seul, 13 jun (EFE).- O ex-jogador da NBA Dennis Rodman anunciou hoje que está viajando para a Coreia do Norte com o objetivo de "abrir a porta" para o diálogo com este país, através de uma mensagem na sua conta oficial do Twitter.

A controversa ex-estrela de basquete deve chegar hoje a Pyongyang, segundo disse em sua passagem pelo aeroporto internacional de Pequim a vários meios de comunicação, na qual será a sua quinta visita ao país asiático e em um momento de especial tensão entre Washington e o regime liderado por Kim Jong-un.

"Espero retornar com uma atitude positiva e espero que a porta possa estar um pouco mais aberta", afirmou Rodman em mensagem de vídeo distribuído na citada rede social, onde acrescentou que dará detalhes da sua "missão" mais adiante.

Rodman também expressou o seu desejo de "fazer algo positivo" durante a sua nova visita ao país, em declarações no aeroporto de Pequim publicadas pela agência japonesa "Kyodo".

A imprensa oficial norte-coreana não informou, por enquanto, sobre a visita do mítico ala-pivô do Chicago Bulls, entre outras equipes da NBA, enquanto que o Departamento de Estado dos Estados Unidos assinalou que está sabendo da visita.

Rodman, de 56 anos, é um dos poucos americanos que se reuniram com Kim Jong-un, e visitou o país pelo menos quatro vezes desde 2013.

O ex-atleta recebeu duras críticas por causa de sua estreita relação com o líder do regime totalitário e após uma das suas primeiras visitas em 2013 assegurou que buscava uma maior aproximação do mundo exterior com a Coreia do Norte através da chamada "diplomacia do basquete".

A sua última visita foi em janeiro de 2014, quando Rodman e um grupo de ex-jogadores da NBA participaram de uma partida de exibição organizada como suposto presente de aniversário para o líder norte-coreano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos