Podemos centra em corrupção moção de censura contra Governo espanhol

Madri, 13 jun (EFE).- A porta-voz da coalizão de esquerda Unida Podemos, Irene Montero, centrou nesta terça-feira seu discurso de apresentação de uma moção de censura contra o Executivo espanhol em corrupção na política, que afeta o governamental Partido Popular (PP).

Montero, em um discurso de duas horas, leu um a um, por ordem alfabética, os casos de corrupção que afetaram nos últimos anos o PP em distintas regiões da Espanha e assegurou que nesse país "a corrupção tem sede e é Genova 13", o endereço da sede central do Partido Popular em Madri.

"O melhor que podiam fazer pela Espanha hoje é, além de ir embora, devolver o que foi roubado dos cofres públicos", disse Montero, que apontou a corrupção "em uma forma de governo" exercida pelo que chamou de "trama", vínculos entre o poder econômico, político e judicial, que considera o germe da corrupção.

Segundo Montero, o Governo e o PP mentiram "sistematicamente" para "depois manter a mais profunda e descarnada lei do silêncio", disse ao comparar esse partido com a máfia.

A porta-voz do Unidos Podemos apontou que "com esta moção" o seu grupo "usa o exemplo" de jornalistas, juízes, promotores e policiais que sofrem "pressões" para revelar os casos de corrupção.

Montero também se referiu à situação política vivida na Catalunha (nordeste), onde seu Governo anunciou para 1 de outubro a convocação de um referendo sobre a independência dessa região espanhola.

A porta-voz acusou o Executivo de Rajoy de ter dinamitado "todas as pontes" para o diálogo e qualificou a situação política na Catalunha como "choque de trens" entre o Governo de Espanha que rejeita qualquer consulta soberanista, e o Executivo catalão, disposto a fazer um referendo unilateral.

A porta-voz do Unidos Podemos indicou que o modelo territorial do Governo está "caduco" e assegurou que a Espanha é um país multinacional" porquê é "um país de países", e assim reconhece a Constituição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos