Rajoy qualifica de "farsa" oportunista moção de censura contra PP

Madri, 13 jun (EFE).- O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, acentuou nesta terça-feira de "farsa" e de "exercício de oportunismo" a moção de censura apresentada contra ele pela coalizão de esquerdas Unidos Podemos, inspirada - segundo disse - em "falsidades" e que não sairá adiante por falta de apoio parlamentar.

O Congresso espanhol debate hoje essa moção de censura contra Rajoy, que Unidos Podemos justifica no nível de corrupção que afeta o governante Partido Popular (PP, centro-direita).

Na sua réplica a Irene Montero, porta-voz do Unidos Podemos, Mariano Rajoy criticou a "paródia" da moção de censura, baseada em "mentiras, calúnias e maledicências" contra eles em matéria de corrupção.

"A corrupção não vai acabar com uma moções de censura e nem lançando pedras contra o PP", afirmou o chefe do Executivo, para quem o mais tranquilizador de todas as acusações do Podemos "é que são falsas".

A moção de censura é uma iniciativa parlamentar espanhola que, se for aprovada, transforma em presidente do Governo o candidato do partido que a apresenta, neste caso Pablo Iglesias, líder do Unidos Podemos.

No entanto, a moção não será levada adiante, porque a previsão é que some cerca de oitenta deputados a favor dos 350 do Congresso.

Rajoy acusou hoje o Unidos Podemos de ter degradado "a moção de censura até convertê-la em uma ferramenta de agitação social", o que a seu julgamento afeta a estabilidade do país.

"O seu anunciado fracasso é a melhor notícia para a Espanha. A Espanha ganha e os senhores perdem", assegurou Rajoy, antes de acrescentar que o que o país menos necessita são iniciativas desse tipo que respondem a um "exercício de oportunismo a serviço de um mesquinho interesse privado".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos