Guterres chega a Cabul para se reunir com Governo em momento de "sofrimento"

Cabul, 14 jun (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, chegou nesta quarta-feira de surpresa a Cabul para se reunir com os líderes afegãos em um "momento de violência e sofrimento" para o Afeganistão, onde há 15 dias aconteceu o atentado mais sangrento desde 2001 com 150 mortos.

"Acabo de chegou a Cabul para falar com o Governo e as pessoas (afegãs). As Nações Unidas estão com o Afeganistão em um momento de violência e sofrimento", indicou através de uma mensagem na rede social Twitter o máximo representante da ONU.

A missão da ONU no país (Unama) não ofereceu detalhes da agenda de Guterres, ainda que seja esperado um comparecimento perante a imprensa durante o dia.

A chegada de Guterres ocorre oito dias após a reunião do Processo de Cabul, um mecanismo com mais de 20 países e organismos internacionais no qual o presidente, Ashraf Gani, chamou os talibãs para se sentar e dialogar para encontrar uma saída negociada ao conflito.

O Afeganistão vive um momento de incerteza relacionada ao Governo, assolado pelo pior atentado desde a invasão americana e dedicada a uma tarefa de purificação dos organismos de segurança.

O ataque foi a origem de uma série de protestos contra o Governo afegão para pedir a renúncia dos atuais dirigentes do país.

A violência foi aumentando no Afeganistão desde o fim da missão de combate da Otan em janeiro de 2015 e no ano passado foram registradas 3,5 mil mortes de civis, de acordo com a Unama.

Os talibãs foram paralelamente ganhando terreno em diversas partes do Afeganistão e atualmente controlam, têm influência ou disputam com o Governo pelo menos 43% do território, segundo dados de Washington.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos