Intensas chuvas no leste da Índia deixam pelo menos 12 mortos

Nova Délhi, 14 jun (EFE).- Pelo menos 12 pessoas morreram na parte oriental da Índia nas últimas horas pelas chuvas que castigam o Golfo de Bengala, e que estão castigando com o vizinho Bangladesh.

O ministro de Gestão de Desastres e Reabilitação do estado Mizoram, C. Ngunlianchunga, indicou à Agência Efe que ocorreram nove mortes nessa região oriental da Índia fronteiriça com Bangladesh.

A autoridade indicou que as chuvas foram intensas nos últimos dias, mas já começaram a diminuir, o que permitiu que os rios, que vinham crescendo há dois dias, começaram a retornar ao seu nível de água habitual.

No vizinho estado Assam, também limítrofe com Bangladesh, a Autoridade de Gestão de Desastres informou em um comunicado que três pessoas morreram (duas eletrocutadas e uma afogada) e que mais de 13 mil pessoas ficaram feridas.

As precipitações foram particularmente intensas na zona desde segunda-feira quando uma frente de baixa pressão se instalou na zona, à qual esta semana chegou a monção.

É habitual que as inundações afetem esta parte da Índia durante esta época do ano devido a ciclones tropicais e à chegada da época de monção que a cada ano atinge o país em diferentes datas que vão desde junho a setembro, dependendo da latitude.

Pelo menos 148 pessoas morreram até agora em Bangladesh, a maioria por deslizamentos de terra que provocaram as intensas chuvas no sudeste do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos