Irã alerta que bases regionais dos EUA estão ao alcance de seus mísseis

Teerã, 14 jun (EFE).- O general e assessor militar iraniano Yahia Rahim Safavi fez um alerta aos Estados Unidos nesta quarta-feira, ao afirmar que as bases dos norte-americanos no Oriente Médio estão ao alcance dos mísseis da República Islâmica.

"Se os Estados Unidos tentarem lançar uma guerra contra o Irã, todas as bases militares norte-americanas na região ficarão inseguras", disse Safavi, segundo a emissora estatal do Irã.

Ex-comandante da Guarda da Revolução e atual assessor do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, Safavi destacou que o país possui mísseis com alcance de até 2 mil quilômetros.

"Apesar do envio de navios de guerra e da expansão das bases militares do mundo todo, o poder dos EUA está em declive", afirmou.

Os EUA contam com várias bases em países do Oriente Médio vizinhos ao Irã, entre eles Iraque, Afeganistão, Catar e Bahrein.

O Irã fez nos últimos anos grandes avanços no setor defensivo e conseguiu ser autossuficiente na fabricação dos principais equipamentos militares. No entanto, as autoridades do Irã garantem não ser uma ameaça para outros países da região.

As críticas aos Estados Unidos por parte das autoridades iranianas aumentaram desde os atentados ocorridos em Teerã há uma semana e por causa da crise entre o Catar e outros países árabes.

O líder supremo do Irã afirmou nesta semana que Washington não busca a destruição do Estado Islâmico, mas sim o controle do grupo terrorista para desestabilizar o Oriente Médio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos