Terremoto na Guataemala deixa pelo menos uma pessoa ferida

Cidade da Guatemala, 14 jun (EFE).- Pelo menos uma pessoa ficou ferida na Guatemala após um terremoto de 6,6 graus na escala Richter que sacudiu hoje vários pontos do país, segundo o Instituto Nacional de Vulcanologia, Sismologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) no seu reporte oficial.

O tremor aconteceu à 1h29 (horário local, 4h29 horário de Brasília) a cerca de 156,3 quilômetros a oeste da Cidade da Guatemala, no departamento de San Marcos, na fronteira com a região mexicana de Chiapas, ainda que tenha se sentido com força na capital guatemalteca.

O tremor, cujo epicentro foi determinado a 151 quilômetros de profundidade, foi sentido em vários pontos do país e provocou cortes de luz em algumas áreas, como a província de San Marcos, Suchitepequez e Retalhuleu, e alguns pequenos deslizamentos.

Justamente nesta última província foi onde um homem de cerca de 40 anos, que não foi identificado, ficou ferido quando parte da igreja Santa Lúcia, em San Sebastián, ruiu e caiu em cima dele.

Na mesma área de fronteira com o México foi registrada uma réplica, que segundo a informação preliminar do organismo científico da Guatemala foi de 5,6 graus, a 76 quilômetros de profundidade e a uma distância de 59 quilômetros de San Marcos.

As autoridades não descartam mais réplicas, motivo que levou os bombeiros, através do seu porta-voz Julio Sánchez, a pedir à população para tomar as precauções, principalmente se vivem perto de ladeiras, barrancos ou colinas.

O presidente guatemalteco, Jimmy Morales, pediu através das redes sociais para se "manter a calma" e "atenção a possíveis réplicas", opinião compartilhada por autoridades da Polícia Nacional Civil e Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres.

A Guatemala, o quarto país do mundo em risco devido a ameaças naturais, é um país com forte presença de tremores, segundo as autoridades locais, mais de 10 mil pontos de risco por inundações e deslizamentos, o que afeta cerca de 3 milhões de pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos