Topo

Parlamentares dos EUA disputam jogo beneficente após tiroteio no dia anterior

Republicanos e democratas em partida beneficente que teve homenagem a Scalise - Win McNamee/Getty Images/AFP
Republicanos e democratas em partida beneficente que teve homenagem a Scalise Imagem: Win McNamee/Getty Images/AFP

Washington

16/06/2017 00h43

Em uma rara demonstração de unidade bipartidária, parlamentares republicanos e democratas disputaram nesta quinta-feira (15) partida beneficente de beisebol, em cujo treino preparatório do dia anterior cinco pessoas ficaram feridas, incluindo um líder republicano, Steve Scalise, por conta de um tiroteio.

O jogo, disputado no estádio onde onde atua a equipe dos Nationals, serviu para prestar homenagear a Scalise, ferido com gravidade no quadril. Os tiros partiram de um homem de 66 anos, James Hodgkinson, crítico aos republicanos.

O policial do Capitólio David Bailey, que respondeu aos tiros e acabou sendo ferido, fez o saque inicial da partida.

A equipe dos democratas venceu a dos republicanos, mas, em homenagem a Scalise, cedeu o troféu ao parlamentar.

Na quarta-feira (14), Hodgkinson realizou vários disparos contra parlamentares, familiares e assessores que se preparavam para o jogo, ferindo Scalise, dois assessores e dois policiais.

A partida desta quinta conseguiu arrecadar US$ 1 milhão para pessoas desfavorecidas.

O encontro entre republicanos e democratas tem sido realizado anualmente, quase sem exceção, desde 1909, e, desta vez, serviu para dar uma pouca usual mostra de unidade entre os dois partidos, cada vez mais divididos.

O presidente Donald Trump, que visitou Scalise no hospital, disse em comunicado que o fato de o jogo não ter sido adiado, apesar do tiroteio, significa uma mostra da solidez da democracia americana.

"O jogo tem um significado ainda mais profundo. Além do que pensamos, jogando hoje, ensinamos ao mundo que não seremos intimidados por ameaças, atos de violência e ataques a nossa democracia", disse.