Exército filipino liberta vietnamita capturado pelo Abu Sayyaf

Manila, 16 jun (EFE).- As Forças Armadas das Filipinas libertaram nesta sexta-feira durante uma ofensiva antiterrorista no sul do país um refém vietnamita do Abu Sayyaf e mataram dois membros desta organização jihadista leal ao Estado Islâmico (EI).

Os soldados filipinos recuperaram Hoang Vo, de 28 anos, no sul da ilha de Basilan após lançar um ataque aéreo às 8h30 (horário local, 21h30 de quinta-feira em Brasília) sobre uma unidade do grupo terrorista, informou o Comando de Mindanao Ocidental em um comunicado.

O ataque das forças do Estado matou dois terroristas e dispersou os guerrilheiros do Abu Sayyaf, momento que o refém aproveitou para fugir.

O jovem vietnamita, que tinha sido sequestrado em novembro do ano passado junto a outros cinco tripulantes de um barco que navegava pela região, foi encontrado com um ferimento nas cortas e não corre risco de vida.

O Abu Sayyaf, grupo wahabista criado em 1991 por veteranos da guerra do Afeganistão contra a União Soviética e que jurou lealdade ao EI, mantém outros 26 reféns de várias nacionalidades nas ilhas de Jolo e Basilan.

As Forças Armadas, que redobraram seus esforços antiterroristas nos últimos meses, abateram desde o início do ano 83 membros do Abu Sayyaf, que está na lista negra de organizações terroristas da ONU, bem como dos Estados Unidos, Filipinas, Reino Unido e outros países.

A operação acontece num momento em que as Forças Armadas se concentram em reduzir os rebeldes jihadistas que levantaram as armas no último dia 23 de maio na cidade de Marawi, no Mindanao Muçulmano, cerca de 450 quilômetros ao sudeste de Basilan.

Ali os insurgentes liderados pelo Grupo Maute, também leal ao EI, resistem no centro da cidade aos ataques aéreos, bombardeios e incursões dos soldados.

Os combates em Marawi somam 206 rebeldes mortos, bem como 58 membros das forças de segurança e 26 civis, segundo dados oficiais, enquanto quase todos dos mais de 200 mil habitantes da localidade fugiram ou foram evacuados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos