Guterres afirma que Europa de hoje é produto da visão de Helmut Kohl

Nações Unidas, 16 jun (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou nesta sexta-feira sua tristeza pela morte do ex-chanceler alemão, Helmut Kohl, e destacou que a Europa atual é fruto de sua "visão e tenacidade".

"O secretário-geral transfere as suas condolências à família do senhor Kohl e ao governo e ao povo da Alemanha", disse seu porta-voz, Stéphane Dujarric, em um comunicado.

Guterres destacou o "papel fundamental" do ex-chanceler na reunificação pacífica do seu país e o seu trabalho a favor do histórico "processo de integração política e econômica da Europa".

"A Europa de hoje é um produto de sua visão e sua tenacidade frente a enormes obstáculos", salientou o diplomata português.

O ex-chanceler alemão, que governou a Alemanha entre 1982 e 1998, morreu hoje aos 87 anos em sua casa de Ludwigshafen, no sudoeste do país, e estava desde 2008 afastado da atividade pública e prostrado em uma cadeira de rodas após cair de uma escada e sofrer um traumatismo cranioencefálico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos