Boca de urna: partido de Macron tem larga vitória nas eleições legislativas

Paris, 18 jun (EFE).- A República em Movimento (LREM), partido do presidente da França, Emmanuel Macron, vencerá de forma dominante o segundo turno das eleições legislativas e terá uma ampla maioria na Assembleia Nacional, câmara baixa do Parlamento, segundo as projeções de boca de urna divulgadas pela imprensa francesa.

A legenda terá de 355 a 425 cadeiras das 577 da câmara, muito acima das 289 necessárias para conseguir a maioria e fazer avançar as reformas do chefe de Estado sem a necessidade de formar alianças com outros partidos.

O conservador Os Republicanos, segundo as projeções, terá a segunda maior bancada, com grande distância, ao obter entre 95 e 133 cadeiras.

As projeções mostram assim um amplo triunfo do LREM, ainda que com vantagem inferior à prevista nas pesquisas de intenção de voto ao longo da última semana.

Também se confirma o desastre esperado para o Partido Socialista, que controlava a maioria na Assembleia Nacional e ficará a partir de agora com entre 27 e 49 deputados junto com os aliados ecologistas.

Já o França Insubmissa, do esquerdista Jean-Luc Mélénchon, parece perto de conseguir o objetivo de formar uma bancada parlamentar própria - para isso é necessário conseguir 15 cadeiras -, já que os institutos de pesquisa lhe apontam com entre 15 e 30 deputados.

Já a ultradireitista Frente Nacional, de Marine Le Pen, ficaria de novo sem alcançar a meta de ter bancada própria, ainda que possa ter obtido um resultado melhor do que o esperado, com entre 4 e 8 cadeiras.

O segundo turno do pleito foi marcado pela altíssima abstenção, com participação, ainda sem confirmação oficial, em torno de 42% dos eleitores, o que estabeleceria um recorde negativo na V República, fundada em 1958.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos