Shopping de Bogotá palco de ataque terrorista reabre para público

Bogotá, 18 jun (EFE).- O Shopping Andino, um dos mais exclusivos de Bogotá, reabriu neste domingo ao público após ter sido alvo de um ataque terrorista no sábado que deixou três mortos e nove feridos.

Os poucos visitantes se aproximaram da entrada principal do shopping para deixar mensagens e flores como homenagem às vítimas e para protestar contra o atentado que abalou a capital da Colômbia.

A administração do Shopping Andino disse em comunicado que recebeu muitas mensagens de apoio e repúdio ao atentado contra o "coração do país" e contra as esperanças de todos os colombianos.

O shopping fica no bairro de Chicó, tem 236 lojas distribuídas em quatro andares e é muito frequentado por estrangeiros.

Uma das visitantes, Kelly Martínez, disse à Agência Efe que a situação lembra uma época "terrível e escura", mas confiou que o país não vai voltar aos tempos nos quais narcotraficantes realizavam atentados nas principais cidades do país.

"Estamos com vocês porque não toleramos o terrorismo", dizia a mensagem de Kelly em apoio às famílias dos mortos e feridos.

"Vamos lutar contra o medo com o amor. É momento de nos unir em vez de ensinar a violência. O melhor é criar uma sociedade em paz", disse à Efe Ana, uma jovem de 17 anos.

No interior do shopping, tudo parecia em ordem. O banheiro onde ocorreu a explosão está fechado com algumas fitas pretas, e os seguranças não permitem fazer imagens do local.

Um balanço apresentado na noite de ontem pelo prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, explicou que o atentado matou a francesa Julie Huynh, de 23 anos, que trabalhava há seis meses como voluntária em um colégio do sul da capital colombiana.

As outras duas vítimas fatais foram Ana María Gutiérrez, de 27 anos, e Lady Paola Jaimes, de 31.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos