EUA estão trabalhando para restabelecer comunicação com a Rússia na Síria

Washington, 19 jun (EFE).- O chefe do Estado Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Joseph Dunford, afirmou nesta segunda-feira que seu país está trabalhando para restabelecer as linhas de comunicação com a Rússia para evitar choques na Síria, após a declaração do Kremlin de que suspenderia a cooperação após a derrubada de um caça sírio.

Em um almoço em Washington, Dunford assegurou que os EUA estão trabalhando "por vias diplomáticas e militares para restabelecer a comunicação para evitar incidentes", e acrescentou que ainda há meios para evitar os choques, mesmo que as forças americanas possam "se defender por si mesmas".

A Rússia disse hoje, um dia depois que os EUA derrubaram um caça sírio, que suspenderia sua cooperação para evitar acidentes no espaço aéreo sírio e advertiu que qualquer avião da coalizão internacional liderada pelos EUA que for detectado no espaço aéreo da Síria a oeste do rio Eufrates será considerado um alvo militar.

"Tenho confiança de que a comunicação vai continuar entre os centros de operações da coalizão e o centro de operações russo", opinou Dunford.

Para o chefe do Estado Maior dos EUA, "o pior que pode acontecer a algum de nós é responder a isso com hipérbole".

O general lembrou que os Estados Unidos têm como principal objetivo na Síria acabar com o Estado Islâmico (EI), algo que a Rússia também assegurou que é parte central de sua estratégia na Síria, onde defende os interesses do regime de Bashar al Assad.

No último fim de semana, um F-18 americano derrubou uma aeronave Su-22 da Síria que tinha realizado um bombardeio perto de Al Tabqa contra rebeldes das Forças da Síria Democrática (FSD), que são aliadas dos EUA e participam da ofensiva para expulsar o EI de Al Raqqa.

Dunford considerou que, se a Rússia tem sérias intenções de acabar com o EI, deve entender que é necessário trabalhar para reduzir a tensão na Síria, onde os Estados Unidos aumentaram sua presença com forças de elite sobre o terreno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos