Astana realizará quinta reunião sobre Síria nos dias 4 e 5 de julho

Astana, 20 jun (EFE).- A quinta rodada de negociações em Astana, sobre o conflito na Síria, acontecerá entre os dias 4 e 5 de julho na capital do Cazaquistão, informou nesta terça-feira o Ministério das Relações Exteriores cazaque.

Os países fiadores do cessar-fogo - Rússia, Turquia e Irã - debaterão sobre a situação na Síria e a aplicação dos acordos alcançados nas reuniões anteriores como a implementação das zonas de segurança.

Segundo o ministério cazaque, os participantes coordenarão a implementação do memorando pelo que se estabeleceram quatro zonas seguras na Síria.

Este memorando tem como objetivo proteger a população civil e diminuir a tensão entre rebeldes e as forças governamentais.

Esta quinta rodada do processo de Astana estava programada para os dias 12 e 13 deste mês, mas foi adiada por decisão dos países fiadores, que queriam mais tempo para estudar a situação.

A Astana-5 será realizada em um contexto pouco propício, por conta da queda de um caça sírio por parte dos Estados Unidos, no último dia 18 e culminou com a suspensão da cooperação entre os americanos, russos e sírios.

Além disso, a sétima rodada negociadora entre a oposição e o governo sírio, patrocinada pela ONU, em Genebra, começará no dia 10 de julho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos