Atentado da Al-Shabaab com carro-bomba em Mogadíscio deixa 17 mortos

Mogadíscio, 20 jun (EFE). - Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 23 ficaram feridas em um atentado com carro-bomba nesta terça-feira em Mogadíscio, a capital da Somália, que foi reivindicado pelo grupo terrorista Al-Shabaab, informou à Polícia à Agência Efe.

A explosão aconteceu na frente de um dos escritórios do governo, que ficou bastante destruído, no distrito de Wadajir. Várias ambulâncias foram ao local para atender os feridos.

De acordo com a Polícia, pelo menos 17 pessoas morreram no ataque, mas o número pode aumentar nas próximas horas por conta do grande número de feridos.

O atentado foi reivindicado pela Al-Shabaab, que nos últimos meses realizou várias ações contra hotéis e restaurantes da capital, nos quais dezenas de civis morreram. Este é segundo ataque contra civis feito desde o início do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos. Na quarta-feira passada, 25 pessoas morreram no ataque feito a um famoso restaurante da capital, onde os jihadistas se esconderam com dezenas de reféns.

Nos últimos meses, os terroristas optaram por uma estratégia de confronto direto e lançaram vários ataques contra bases militares da missão da União Africana na Somália (AMISOM), deixando centenas de soldados mortos. Em abril, o governo somali declarou "estado de guerra" para acabar com Al-Shabaab, que ainda controla grandes áreas do sul e do centro do país, e ofereceu anistia aos terroristas que quisessem se render.

Conforme um relatório recente da Organização das Nações Unidas (ONU), a Al-Shabaab tem capacidade para efetuar ações de grande escala dentro e fora da Somália e a situação da segurança no país "não melhorou".

A milícia radical, filial da Al Qaeda na Somália, luta para instaurar um Estado islâmico de corte wahabi, corrente geralmente descrita como ultraconservadora e extremista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos