Farc iniciam última fase de entrega de armas

Bogotá, 20 jun (EFE).- As Farc iniciaram nesta terça-feira a última fase de seu processo de entrega de armas, na qual devem dar as 40% restantes que ainda estão em seu poder à Missão das Nações Unidas na Colômbia.

"Hoje, 20 de junho, em conformidade com o acordo assinado pelo governo da Colômbia e as Farc, é muito gratificante realizar o início da terceira (e última) fase do processo de entrega de armas das Farc", disse a jornalistas o chefe da Missão da ONU, Jean Arnault.

O ato aconteceu na chamada Zona Verde Transitória de Normalização (ZVTN) de Pondores, no município de Fonseca, do departamento (estado) de Guajira.

Estiveram presentes dois dos líderes guerrilheiros, Milton de Jesús Toncel - conhecido pelo codinome "Joaquín Gómez" - e Félix Antonio Muñoz - codinome "Pastor Alape", assim como o alto comissionado para a Paz, Sergio Jaramillo, e o secretário geral adjunto da ONU para Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman.

"Queremos compartilhar nossa percepção de um processo que desde o seu início esteve repleto de expectativas", afirmou Arnault.

Por sua vez, "Gómez" disse que o desejo das Farc é que "a família colombiana se reconcilie", mas ressaltou entender as dificuldades do processo após "um conflito tão longo, de 52 anos".

"Há muitas feridas, e o que pedimos é a capacidade de perdoar para podermos conviver, como deve ser, até o momento em que façamos da Colômbia um país onde os pais não enterram os filhos", destacou.

A última fase do processo de entrega de armas por parte das Farc será concluído no próximo dia 27.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos