FBI confirma que investiga ataque em Michigan como "ato de terrorismo"

Washington, 21 jun (EFE).- O FBI confirmou que investiga como um "ato de terrorismo" o ataque a um policial que provocou nesta quarta-feira a evacuação e o fechamento do aeroporto Bishop International, em Michigan, nos Estados Unidos, onde nenhum passageiro ficou ferido.

"Estamos investigando este incidente como um ato de terrorismo", afirmou o agente especial da policial federal americana, David Gelios, encarregado de investigar o ataque.

Gelios informou também que o canadense Amor Ftouhi, de 50 anos, foi detido como suspeito de esfaquear o policial, que ficou ferido, e que foi acusado de cometer um ato de violência em um aeroporto internacional.

O agente do FBI detalhou que Ftouhi entrou legalmente nos EUA no último dia 16 de junho e foi ao aeroporto nesta manhã.

Segundo a declaração juramentada da acusação do FBI, baseada em policiais que foram testemunhas do incidente, o suspeito usou uma "faca longa" para cometer o ataque aos gritos de "Alá é grande".

Em seguida, o cidadão canadense exclamou que "vocês mataram gente na Síria, Iraque e Afeganistão e todos vamos morrer".

"Trata-se de uma investigação em curso", destacou Gelios, ao revelar que o Canadá também colabora nas tarefas para averiguar os laços que o detido pode ter nesse país.

O agente agredido, identificado como Jeff Neville, foi transferido a um hospital em estado grave, ao mesmo tempo em que o suspeito foi detido, segundo havia informado anteriormente a polícia de Michigan.

Mais tarde, a própria polícia declarou que o estado do agente melhorou e agora é "estável".

O ataque ocorreu por volta das 9h45 (horário local, 10h45 em Brasília) no segundo andar do principal terminal do aeroporto, onde por ano circulam cerca de 800 mil passageiros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos