Trump felicita herdeiro do trono saudita e lhe promete cooperação estreita

Washington, 21 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou nesta quarta-feira o príncipe Mohammad Bin Salman, recém nomeado primeiro herdeiro ao trono da Arábia Saudita, e lhe prometeu cooperação estreita para avançar nos objetivos comuns no Oriente Médio, segundo a Casa Branca.

Trump falou por telefone com o jovem príncipe, de 31 anos, para felicitá-lo e ambos se comprometeram a "colaborar estreitamente" para avançar nos objetivos "comuns de segurança, estabilidade e prosperidade em todo Oriente Médio e além", de acordo com um comunicado da residência presidencial americana.

O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz, ordenou hoje a destituição de seu primeiro herdeiro ao trono, o seu sobrinho Muhammad bin Nayef, e a nomeação, no seu lugar, do seu filho e até então segundo na sucessão, Mohammad Bin Salman, um dos rostos jovens que busca a modernização da economia nacional e uma possível abertura social.

Na opinião de muitos analistas, o príncipe é o responsável pela recente guinada da política exterior saudita, que levou Riad a erigir-se como líder dos países sunitas, aos quais guiou na guerra do Iêmen, bem como a um aumento das tensões com o Irã e à atual crise diplomática com o Catar.

A sua importância na coroa saudita ficou patente quando foi o encarregado de viajar a Washington no último mês de março para o primeiro contato saudita com Trump, uma visita na qual foi negociado um acordo sem precedentes, de US$ 110 bilhões, para a compra de material bélico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos