Washington receberá Assembleia Geral da OEA em 2018 no seu 70º aniversário

Cancún (México), 21 jun (EFE).- Washington será a sede da 48ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) em 2018, coincidindo com o 70º aniversário de sua criação, depois que os 34 estados membros aceitaram, nesta quarta-feira, a decisão por unanimidade.

"Proponho que acordemos em celebrar a 48ª sessão ordinária na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington", disse o ministro das Relações Exteriores do México e presidente da 47ª Assembleia Geral, Luis Videgaray.

O chanceler mexicano afirmou que, de acordo com o regulamento da própria Assembleia, é confiada ao "Conselho Permanente decidir a data do início das sessões".

Segundo explicações de fontes da OEA para a Agência Efe, Washington foi escolhida para comemorar 70º aniversário da criação desta organização, que tem sede na capital dos Estados Unidos.

A Nona Conferência Internacional Americana, que reuniu 21 estados em Bogotá (Colômbia), em 1948, adotou a Carta da Organização dos Estados Americanos, o Tratado Americano de Soluções Pacíficas ("Pacto de Bogotá") e a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem.

A Assembleia da OEA se reuniu este ano em Cancún, no México, na primeira vez que o país recebeu o encontro.

O tema oficial da Assembleia é "Fortalecendo o diálogo e a concertação para a prosperidade", e na série de diálogos foram abordadas questões como a migração e os direitos dos povos indígenas.

No entanto, a possível resolução conjunta da OEA, que não teve sucesso, sobre a crise política e social da Venezuela foi o centro das atenções.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos