Topo

Abbas fala com genro de Trump sobre retomada do processo de paz com Israel

22/06/2017 06h10

Ramalá (Cisjordânia), 22 jun (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, examinou na noite de quarta-feira, em Ramalá, com uma delegação dos Estados Unidos, liderada por Jared Kushner, genro e assessor do presidente Donald Trump, os aspectos necessários para a retomada do processo de paz com Israel promovido pela Casa Branca.

Segundo um comunicado divulgado pela agência oficial palestina "Wafa", o porta-voz da presidência palestina, Nabil Abu Rudeina, disse que durante o encontro, os dois representantes discutiram questões a serem resolvidas em eventual acordo de paz, como a questão dos refugiados palestinos, presos em presídios israelenses ou as fronteiras de um futuro estado independente.

"O presidente reiterou o seu compromisso em alcançar uma paz justa e global sobre as bases das resoluções da legitimidade internacional e a iniciativa de paz árabe", afirmou Rudeina, acrescentando que Kushner reiterou "o sério compromisso" do governo Trump em a Administração de Trump para alcançar um acordo.

Com esta reunião em Ramalá, Kushner encerrou uma visita de apenas 15 horas, onde esteve na região para se juntar ao esforços de paz americanos, onde trabalha ao lado ao enviado especial dos EUA para as negociações no Oriente Médio, Jason Greenblatt.

Antes do encontro com Abbas, a delegação, em companhia do embaixador dos EUA em Israel, David Friedman, reuniu-se com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em uma longa reunião de duas horas e meia que a Casa Branca qualificou de "produtivo", informa nesta quinta-feira o jornal "Haaretz".

"Esta é uma oportunidade para prosseguir com nossos objetivos comuns de segurança, prosperidade e paz", afirmou, ontem, Netanyahu a Kushner, no início da sua reunião, ainda que não se divulgaram detalhes do plano em discussão.