May proporá proteção a direitos de europeus que vivem no Reino Unido

Bruxelas, 22 jun (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, proporá nesta quinta-feira aos líderes da União Europeia (UE) soluções para proteger os direitos dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e explicará o que espera que o bloco faça com os direitos dos britânicos em território comunitário.

May qualificou de "construtivo" o início das negociações sobre o "Brexit" (saída do Reino Unido da UE) nesta semana e ressaltou que a situação dos cidadãos é uma das questões que os britânicos querem resolver em uma primeira etapa.

"O que vou estabelecer hoje é como o Reino Unido propõe proteger os direitos dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e manter os cidadãos do Reino Unido protegidos na UE", disse May à sua chegada à cúpula europeia.

A primeira-ministra acrescentou que Londres também quer discutir a maneira de construir um acordo especial no futuro com "nossos amigos e aliados", em referência aos demais Estados membros do bloco.

May também indicou que na reunião de líderes europeus, que vai durar até sexta-feira, será abordado outro assunto "importante": a política antiterrorismo, e que nesse contexto pedirá aos países da UE que trabalhem "lado a lado" contra a propagação do extremismo na internet e a prevenção do terrorismo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos