Site cubano lança concurso em busca de respostas mais originais a Trump

Havana, 22 jun (EFE).- O site oficial "Cubadebate" promove nesta quinta-feira um concurso que procura "a resposta mais original" ao show "de Donald Trump para anunciar sua mudança de política para Cuba", que terá como prêmio a publicação íntegra do ganhador na seção de Especiais do meio, entre as mais lidos da ilha na internet.

O desafio, promovido hoje no Twitter pelo embaixador cubano nos Estados Unidos, José Ramón Cabañas, se dirige a leitores e comentaristas habituais do meio, que diz ser um "meio de informação alternativo que alerta sobre campanhas de difamação contra Cuba".

A convocação já recebeu mais de 50 comentários, todos em rejeição ao discurso de Trump de sexta-feira em Miami, quando anunciou limitações às viagens de americanos à ilha e aos negócios com empresas estatais controladas pelas Forças Armadas Cubanas.

As respostas variam em amplitude e até o momento vão desde gracejos, palavras revolucionárias e reflexões acaloradas contra o "Mister Trump".

No discurso em Miami, Trump também condicionou o diálogo com Cuba a "passos concretos" como a realização de "eleições livres" e a liberdade de "presos políticos", algo que foi duramente criticado pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez, em uma entrevista coletiva em Viena.

Rodríguez considerou a posição do governante como um "retrocesso" nas relações bilaterais de ambos países, que retomaram relações diplomáticas em julho de 2015 após mais de meio século de inimizade.

Ontem, durante um meeting no estado de Iowa, o presidente americano afirmou que acredita poder chegar a um acordo "justo" com Cuba, ainda que ao mesmo tempo tenha prometido que se manterá firme perante a "opressão comunista" na ilha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos