Sobe para 9 o número de mortos em atentado no oeste do Paquistão

(Atualiza número de mortos e feridos).

Islamabad, 23 jun (EFE).- Pelo menos nove pessoas morreram, entre elas quatro policiais, e outras 18 ficaram feridas em um atentado com bomba ocorrido nesta sexta-feira, nas proximidades do quartel-general da Polícia, na cidade de Quetta, no oeste do Paquistão.

A explosão aconteceu às 8h43 (horário local, 0h43 de Brasília), na região de Gulistan, perto do escritório do inspetor geral da polícia e de um posto de controle, em uma zona de alta segurança, disse à Agência Efe, o agente Abdul Wali.

Entre os mortos há membros dos órgãos de inteligência da Polícia, apontou a fonte.

Anwar ul Haq, porta-voz do Governo da província de Baluchistão, afirmou à Efe que entre os nove mortos há, além dos quatro policiais, um médico, enquanto que os outros ainda não foram identificados.

As forças de segurança que estão no local investigam se a explosão foi causada por um atentado suicida ou se a bomba foi detonada por controle remoto, acrescentou o porta-voz.

"A polícia era o alvo. Mataram os policiais destinados a proteger o escritório do inspetor geral", disse Haq.

Através de um comunicado, o primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, condenou "energicamente" o atentado.

"Estes ataques covardes são um sinal da crescente frustração dos terroristas e extremistas que atacaram inclusive civis inocentes durante o mês sagrado (muçulmano) do Ramadã", disse.

Quetta, capital da província de Baluchistão, fronteira com o Afeganistão, é uma das localidades mais conflituosas do Paquistão e foi palco de graves atentados insurgentes, como o que aconteceu em outubro do ano passado, contra uma academia de polícia, onde morreram 63 pessoas.

Há duas semanas, em outro ataque contra a polícia em Quetta, três policiais morreram e um civil ficou ferido, durante tiroteio em um posto de controle.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos