Morre a jornalista francesa Véronique Robert, ferida em Mossul

(Atualiza com reações à morte de Robert).

Paris, 24 jun (EFE).- A jornalista francesa Véronique Robert, que tinha sido repatriada a Paris em estado grave após ser ferida em Mossul por uma mina que matou dois dos seus companheiros de trabalho, morreu, anunciou neste sábado a "France Télévisions".

Robert tinha sido internada na noite de quinta-feira no hospital militar de Percy, mas não conseguiu sobreviver aos ferimentos, segundo um comunicado do grupo público francês de radiotelevisão para o qual preparava uma reportagem.

Os seus companheiros, o também francês Stéphan Villeneuve e o curdo-iraquiano Bakhtiyar Addad, morreram horas após a explosão que lhes atingiu em cheio na segunda-feira quando gravavam a batalha pela conquista dos bairros de Mossul ainda em poder dos jihadistas.

Há uma semana, as forças iraquianas lançaram o que se apresenta como o ataque final à parte antiga da cidade de Mossul, que é o último grande bastião no Iraque do Estado Islâmico.

Véronique Robert tinha trabalhado em diversos palcos de conflitos no Oriente Médio, e em particular no Iraque.

O governo francês enviou seus pêsames à família, em particular aos seus filhos, bem como às equipes da "France Télévisions" e da produtora # 5bis Productions para as quais trabalhava.

"Homenageamos os valores que lhe encorajavam a cobrir a batalha de Mossul", destacou em uma declaração um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores francês, que também manifestou solidariedade aos familiares de Bakhtiyar Haddad e Stephan Villeneuve.

"Há muitas lápides no cemitério dos repórteres mortos no exercício da sua profissão", lamentou em um comunicado o secretário-geral da Repórteres sem Fronteiras (RSF), Christophe Deloire, para quem a morte de Véronique Robert acrescenta "mais tristeza" a quem defende o papel dos jornalistas de "serem testemunhas das tragédias humanas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos