Explosão de caminhão-tanque no Paquistão mata quase 140 pessoas

(Atualiza o número de mortos).

Islamabad, 25 jun (EFE).- Pelo menos 139 pessoas morreram e mais de 100 ficaram gravemente feridas após a explosão neste domingo de um caminhão-tanque cheio de gasolina, que pegou fogo após sofrer um acidente e virar em uma estrada no leste do Paquistão.

O acidente aconteceu por volta das 6h30 (horário local, 22h30 de sábado em Brasília), perto da localidade de Bahawalpur, na província de Punjab, disse à Agência Efe um porta-voz da Polícia local, Fida Hussain, que explicou que o alto número de vítimas se deve a que muita gente se aproximou do caminhão para pegar gasolina.

Hussain explicou que o caminhão ia da cidade de Carachi, ao sul, para o norte, com destino à localidade de Lahore.

"O número de mortos alcançou 139 e há 112 feridos. 123 pessoas tinham sido levadas aos hospitais, das quais 16 morreram. A maioria dos corpos está irreconhecível, razão pela qual sua identificação será feita através de testes de DNA", disse à Efe Baqir Hussain, que lidera a equipe de resgate.

Unidades de bombeiros conseguiram extinguir o incêndio, enquanto as equipes de resgate e moradores da área tentavam salvar o maior número possível de pessoas, entre elas crianças, que foram levadas a hospitais das localidades de Multam e Bahawalpur.

Entre os veículos calcinados há três carros e 86 motocicletas, devido a ao fato que muitos dos moradores que chegaram ao hotel para recolher gasolina o fizeram tanto a pé como em moto, detalhou Hussain, que afirmou que o caminhão tombou por excesso de velocidade.

O porta-voz do exército paquistanês, Asif Ghafoor, explicou através da sua conta oficial no Twitter que as forças armadas enviaram helicópteros ao local do evento para levar as vítimas a hospitais e centros de tratamento de queimados.

"Os hospitais estão em estado de alerta", concluiu Ghafoor.

O Paquistão registra um dos índices mais altos do mundo de acidentes de trânsito devido ao péssimo estado das estradas, às deficiências dos veículos e ao fato de que os transportes públicos costumam circular sobrecarregados de passageiros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos